Ser empreendedor significa ter, acima de tudo, a necessidade de realizar coisas novas, colocar em prática idéias próprias, característica de personalidade e comportamento que nem sempre é fácil de se encontrar.
As pessoas que têm necessidade de realizar-se, destacam-se porque, independentemente de suas atividades, fazem com que as coisas aconteçam.
Bernard Shaw foi muito feliz em um comentário sobre a necessidade de realização: O homem racional adapta-se ao mundo, o irracional tenta adaptar o mundo a si. Portanto, todo progresso depende do homem irracional.
Pesquisa realizada com empresários de sucesso destaca dez qualidades comuns a todos esses homens de negócios:
Disposição para Assumir Riscos - Nem todos têm a mesma disposição para assumir riscos. O empreendedor, por definição, tem que assumir riscos, e o seu sucesso está na sua capacidade de conviver com eles e sobreviver a eles.
Os riscos fazem parte de qualquer atividade, e é preciso aprender a administra-los. O risco financeiro e profissional para aqueles que decidem iniciar seu próprio negócio será bem menor do que se imagina se esse início for bem planejado.
Especialmente tratando-se do risco profissional, ele quase inexiste. Isso porque uma experiência empreendedora, mesmo que malsucedida, normalmente enriquece o Curriculum Vitae e ajuda a encontrar um novo emprego. Qual o empreendedor que não quer ter um gerente que já teve a sua própria Empresa e, por isso mesmo, conhece todos os percalços desse tipo de negócios?
Ter Iniciativa - Sem iniciativa não pode haver empreendimento, e sem vontade e persistência não se pode atingir o sucesso.
Ser Independente - Esta característica está intimamente ligada ao espírito empreendedor. É a qualidade de quem ousa deixar a segurança do Hollerith pelo risco de um negócio próprio, buscando, entre muitos outros fatores, sua independência.
Possuir Talento Empreendedor - Esta é a essência do empresário de sucesso. O empreendedor sempre se preocupa em melhorar um produto ou serviço prestado. Sempre está em busca de novos negócios e oportunidades.
Ser Líder e Saber Comunicar-se - Liderar é conduzir os esforços das pessoas sob nossa coordenação ao alcance de um objetivo. Um líder sabe redirecionar esforços, quando necessário, conseguindo manter a motivação dos seus funcionários.
Relacionamento interpessoal é a capacidade de expor e ouvir idéias. É saber comunicar-se e conviver com outras pessoas, dentro e fora da empresa.
Ser Organizado - A organização é fator de sucesso para qualquer empreendimento. Não basta apenas possuir os melhores recursos, mas integrá-los de forma lógica e harmoniosa, fazendo com que o resultado seja maior do que a simples soma das partes.
Possuir Conhecimento do Ramo - Este é um fator imprescindível para que se obtenha sucesso em um empreendimento. Este conhecimento pode ser adquirido pela própria experiência do empreendedor, em informativos especializados, em contato com empreendedores do ramo, etc.
Ser Oportunista - Identificar e aproveitar oportunidades é fundamental para quem deseja ser empreendedor, e consiste em aproveitar todo e qualquer ensejo para observar negócios. O empreendedor de sucesso é aquele que não se cansa de observar negócios, na constante procura de novas oportunidades, seja no caminho de casa, do trabalho, nas compras, nas férias, lendo revistas, jornais ou vendo televisão. Ele é curioso e está sempre atento a qualquer oportunidade de conhecer melhor um empreendimento. Sabe que suas chances de sucesso aumentam com este conhecimento e que o sucesso só vem para quem trabalha duro para consegui-lo.
Ser Otimista - A maior parte das pessoas tem inclinação para enxergar apenas dificuldades e insucesso. O empreendedor deve ser otimista, deve enxergar e buscar o sucesso, a despeito das dificuldades.
Possuir Aptidões Empresariais - É o instinto, a habilidade natural que o empreendedor deve possuir para identificar uma oportunidade, aproveita-la, montar um negócio e conduzi-lo ao sucesso. É a mescla de todas as outras qualidades.
O conhecimento das qualidades mencionadas nos serve de base para uma auto-avaliação. Assim, ao conhecermos nossos pontos fortes e fracos, poderemos aprimora-los (fortes) ou minimizá-los (fracos) de modo a obtermos a capacitação necessária para o sucesso de nosso empreendimento. |